top of page

O JARDIM DO IMPERADOR

O JARDIM DO IMPERADOR

O espetáculo conta história de um imperador que escolhe seu sucessor através das plantas que ele tanto cultiva e aprecia.

A história é uma adaptação livre do conto folclórico chinês Sementes da Verdade  e é contada de forma simples e despojada pelas atrizes palhaças, Paola Musatti e Vera Abbud. O cenário é vivo, composto por vários tipos de ervas aromáticas e medicinais. As plantas assumem um papel protagonista no espetáculo. O espetáculo portanto convida a uma viagem sensorial de aromas e texturas. Propiciam a vivencia de um outro tempo, o de cultivar, de cuidar, da paciência, da delicadeza e da espera. Onde se respeita ciclos: a semente brota, dá flores e frutos, morre e novamente gera. São processos sublimados das nossas vidas urbanas e tão necessários para um entendimento dos processos da vida. No final do espetáculo, as crianças são convidadas a visitar o jardim do imperador, para tocar e cheirar essas plantas, estimuladas pela fantasia da história. Nessa hora inicia-se uma rica conversa das palhaças com as crianças e adultos do público, que trocam seus conhecimentos e lembranças, herdados das avós, das receitas caseiras, adormecidos na memória. Depois o imperador oferece uma semente para cada criança para que ela cultive em sua própria casa o seu jardim.

Gostaríamos de proporcionar para crianças dos grandes aglomerados urbanos, a aproximacão com a natureza presente em suas vidas sem que se perceba. Na comida, na pasta de dente, dentro e fora de casa, utilizando para isso plantas e ervas comuns em nosso dia a dia. Reviver o aprendizado que o cultivo nos traz.

FICHA TÉCNICA

Direção: Cia Pelo Cano
Concepção: Vera Abbud
Elenco: Paola Musatti e Vera Abbud
Cenário: Cia Pelo Cano
Cenotécnica: Onozone Studio - Fernando Bretas
Figurino: Daniela Garcia
Iluminação: Lica Barros
Técnico de montagem: Paulo Pellegrini
Produção executiva: Laila Rebelo – Leelas Produções Artística e Cia Pelo Cano

Fotos: João Caldas

bottom of page